terça-feira, 12 de abril de 2011

Morte na escola - Educar para Crescer

Fala de morte no Ocidente e em especial no Brasil ainda é um tabu.
Pode parecer que não,mas nas famílias mais modernas que já se ergueram,ainda sim é proibido falar em morte,já se consegue falar de sexo, separação, opção sexual e muitos outros temas,porém quando o tema é a Morte, o silêncio mortal toma conta e muda-se o assunto.
Como tanatóloga ou tanatologista , ciência que estuda a morte e qualifica a vida a partir da única verdade real após o nascimento, pois tudo que nasce morre e se educar para isso durante a vida é tão fundamental como a própria vida, mesmo que não se tenha mecanismo científico que amenize a dor que ela causa e nem a tanatologia tem uma fórmula mágica pra isso. O fato que a conscientização ajuda no estado de resiliência no pós morte, pois a dor da perda é profunda e mesmo quando ela acontece com pacientes em estado terminal, os familiares ficam inconformados e muitos se tornam inconsoláveis.
A educação para morte ajuda-nos a lidar com o fato Morrer de forma tão natural,mas não banal, como a vida é, e todo seu curso no ciclo VIVO da mesma, pois nascer,desenvolver-se,crescer,viver e morrer é o ciclo natural de tudo que se encontra VIVO debaixo deste Céu e lidar com essa verdade é o caminho que nos ajudará a passar por ela de forma real e natural e talvez seja na infância o melhor período para se entrar nesta trilha !
Vale a pena lembrar que temos uma literatura vasta no assunto, profissionais treinados pra esse tipo de tema, uma indústria cinematográfica ampla e hoje o Brasil possui a maior obra publicada no tema " Tanatologia ", vale a pena conferir !  


Morte na escola - Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário