quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mito de Juno/Hera



Mito de Juno/Hera

Foto tirada na praça das princesas em Recife/PE

Falar de Juno é o mesmo que falar de Hera. Esta filha de Crosnos e Réia, irmã dos deuses Olímpicos da 1ª geração, e oficial esposa de Zeus. Com ele Hera assume as atitudes mais humanas: ciúmes, viganças e queixas constantes. Ela exige de forma incondicional o amor do marido e não admite infidelidade.
Deusa do matrimônio e esposa de Zeus (Júpiter) - Senhor supremo que governava o céu e a terra.
Ares, o deus da guerra era filho de Hera e Zeus.
Hera uma deusa encantadora e adorável e mesmo Zeus atraído por tamanha beleza, não segurou a onda e retornou aos seus promíscuos modos pré-nupcais, sendo constantemente infiel,provocando ciúmes vingativos em sua esposa traída, porém esta não direcionava a raiva a seu marido e sim as amantes dele e a seus filhos, como no caso de Leto ou Latona ,mãe de Ártemis e Apolo (mito de ártemis e apolo).
Hera reagia a cada humilhação de Zeus com outra ação destruidora e não só de raiva e vingança ela fazia o uso, em alguns momentos ela se retirava e alguns mitos contam que ela peregrinava nos limites da terra e do mar, onde ela se envolvia na mais profunda escuridão, separando-se de Zeus e outros deuses olimpicos.De certo se permitia uma depressão profunda, afinal suas características eram bem humanas.
Deste mito cabe uma pergunta meramente humana : Quem traía quem? Hera se traía ou de fato Zeus a atraía?  Este é para pensar !
Crescimento para com Hera:
 - Expandir-se além de Hera- não se limitar ao ser esposa;
-Casamento como experiência de crescimento - amadurecer na relação;
- Transformar a raiva e a dor em trabalho criativo. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário